A nova realidade das empresas brasileiras exige mais do que resultados, exige cuidado. Com a publicação da Lei nº 14.831/2024, que institui o “Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental”, as organizações passam a ter obrigação de adotar políticas formais de promoção da saúde mental e bem-estar de seus colaboradores. Planalto+1
Além disso, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) foi atualizada para incluir os riscos psicossociais, como estresse, assédio e sobrecarga mental, dentro da gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Serviços e Informações do Brasil+1
Para líderes e profissionais de RH, a mensagem é clara: saúde mental não é filantropia, é estratégia, produtividade e retenção de talentos.
Aqui vão três passos práticos para empresas se adequarem:
- Mapear os fatores de riscos psicossociais no ambiente: jornadas, metas, comunicação.
- Implementar programas de apoio emocional, pausas ativas e campanhas de cultura de bem-estar.
- Monitorar resultados e adaptar: a certificação exige continuidade e transparência.
Nós irmãs Medeiros, como mentoras e palestrantes especializadas em autoestima, autoconfiança e “Atitudes Bem Me Quero”, temos palestras e treinamentos para empresas que querem fazer essa mudança de cultura de forma humana e eficaz.
Se a sua organização quer ir além da conformidade e realmente transformar o ambiente de trabalho em um lugar onde se vive com propósito, escuta e dignidade, você já está no caminho certo.
Comentários
Postar um comentário